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Muito ocupado? 7 maneiras de aumentar seu tempo de lazer, de acordo com a ciência

Sentindo-se sobrecarregado? Você está constantemente correndo de atividade em atividade, mas nunca fazendo tudo o que gostaria?

Quando os pesquisadores estudam as pessoas, elas sempre dizem que estão muito ocupados – sobre tudo .

Ocupado demais para fazer amigos, namorar, dormir, fazer sexo, sair de férias … ou até mesmo almoçar.

Nas pesquisas, as pessoas dizem que estão ocupadas demais para fazer amigos fora do escritório, ocupadas demais para namorar, ocupadas demais para dormir e ocupadas demais para fazer sexo. Oito em cada dez britânicos dizem que estão ocupados demais para comer a sobremesa, embora quatro em dez digam que sobremesa é melhor que sexo. Estamos com tanta pressa que a típica frase de efeito de um candidato à presidência foi comprimida de quarenta segundos em 1968 para 7,3 segundos em 2000. Lembra daqueles dias de férias não utilizados? As pessoas dizem que estão ocupadas demais para tirar férias e ocupadas demais para uma pausa para o almoço.

 E estar ocupado não é saudável – na verdade, os neurocientistas descobriram que isso encolhe seu cérebro.

O córtex pré-frontal é a chave para a inteligência humana. Em seu tamanho e complexidade, é, em suma, o que distingue os seres humanos dos animais e nos torna quem somos. O que neurocientistas estão descobrindo é que, quando um humano se sente pressionado pelo tempo, apressado e preso numa infinidade de atividades, nossa massa cinzenta faz algo alarmante: ela encolhe.

Como chegamos aqui? Como isso aconteceu?

Eu tenho uma resposta, mas vai te surpreender e até te deixar com raiva …

É tudo uma ilusão. Você tem mais tempo livre do que você jamais teve.

Eu pareço maluco? Continue lendo.

Você não está ocupado. Você só se sente ocupado.

John Robinson é o principal sociólogo que estuda o uso do tempo. Seus colegas o chamam de “Pai Tempo”.

Olhando para os estudos do diário do tempo, ele mostra que, globalmente, todos nós temos mais tempo de lazer do que nunca.

Ele insiste que, embora a maioria dos americanos ache que está trabalhando mais do que nunca, eles não estão. Os diários de tempo que ele estuda mostram que a média de horas de trabalho, não apenas nos Estados Unidos, mas também em todo o mundo, tem permanecido estável ou diminuindo nos últimos quarenta anos. Todo mundo, diz ele, tem mais tempo para o lazer.

Então, por que nos sentimos como se estivéssemos sobrecarregados mesmo não estando? Em parte, é porque nosso tempo é muito fragmentado.

Alternar entre checar e-mails, fazer o jantar, assistir à TV e terminar aquele relatório é mais desgastante mentalmente do que fazer um de cada vez.

É a troca constante de um papel para outro que cria aquela sensação de pressão de tempo. Quando tudo o que se espera é trabalhar o dia todo, você trabalha o dia todo em um longo trecho, diz ela. Mas os dias das mães que ela estudou estavam cheios de começos e paradas, o que faz com que o tempo pareça mais fragmentado.

A multitarefa está nos matando. E a melhor parte?

Multitarefa nem funciona. Isso nos torna menos eficientes, embora sintamos que estamos fazendo mais.

Na verdade, isso torna você mais burro – efetivamente mais burro do que estar bêbado ou drogado.

Estudos mostraram que não há duas tarefas realizadas simultaneamente que podem ser feitas com 100 por cento de sua capacidade. Dirigir enquanto fala no celular reduz os tempos de reação e a atenção no mesmo grau que dirigir alcoolizado. E as distrações de muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo dificultam o “filtro de spam” do cérebro e a capacidade de distinguir entre informações relevantes e irrelevantes. Ou, como um estudo britânico descobriu, a multitarefa torna você burro – mais burro do que ficar drogado.

Por que fazemos isto a nós mesmos? Nos últimos anos, estar ocupado tornou-se um símbolo de status.

Quando você pergunta a alguém o que eles têm feito, qual é sempre a primeira palavra? Ocupado

Os psicólogos escrevem sobre o tratamento de clientes esgotados que não conseguem abalar a noção de que quanto mais ocupado você é, mais você é considerado competente, inteligente, bem-sucedido, admirado e até mesmo invejado.

Então, o que nós podemos fazer sobre isso? Aqui estão sete coisas que os especialistas recomendam:

1) Escreva tudo

Qual é o primeiro passo para matar esse sentimento de atribulação?

Faça uma descarga cerebral e escreva tudo que está em sua mente. Escrever reduz a preocupação e organiza seus pensamentos.

“Agora, você precisa liberar toda essa energia que está sendo consumida pela preocupação.” Ela me disse para pegar um pedaço de papel, marcar um cronômetro  para cinco minutos e escrever furiosamente sobre absolutamente tudo o que estava me incomodando … “Se sua lista de tarefas vive no papel, seu cérebro não precisa gastar energia para continuar se lembrando disso ”, disse Monaghan.

2) Priorize ou morra

Repita depois de mim: você não pode fazer tudo . E algumas coisas são mais importantes que outras.

Então você precisa priorizar ou você terá uma casa limpa, mas será demitido do seu trabalho.

Decida o que é importante e faça isso primeiro. Caso contrário, você nunca poderá chegar ao que realmente importa .

No centro de aproveitar ao máximo a vida hoje está a capacidade de valorizar e proteger suas conexões com o que você mais gosta: pessoas, lugares, atividades, animais de estimação, uma conexão espiritual, uma música, até objetos que são queridos para você. Mas você não deve ter muitas conexões ou nenhuma irá florescer. Escolha os que mais importam para você e os nutra religiosamente; faça disso sua prioridade máxima na vida, e você não pode errar.

3) Torne as coisas automáticas

Coisas que são habituais não sobrecarregam sua força de vontade. Quanto mais atividades você transformar em hábitos , menos sobrecarregado elas farão você se sentir.

Construa rotinas e hábitos de forma que você não decida, apenas faça.

O segredo para fazer mais é automatizar as coisas . Decisões te esgotam:

 O segredo contra-intuitivo para fazer as coisas é torná-las mais automáticas, então elas exigem menos energia.

4) Trabalhar como um atleta

Nós não fomos projetados para atuar ininterruptamente. Nós fomos projetados para correr, descansar, correr – como um atleta.

Você dorme em ciclos e sua mente funciona naturalmente em ciclos. Alterne trabalho duro com pausas para atingir seu máximo.

Nós ignoramos os sinais de fadiga, tédio e distração e apenas passamos por cima. Mas dificilmente estamos fazendo nosso melhor trabalho. “Perdemos o contato com o valor do descanso, renovação, recuperação, tempo de silêncio e tempo de inatividade”, disse Schwartz. Não é de admirar, então, que com a pressão de longas horas, enfrentando prazos e as constantes interrupções do ambiente de trabalho moderno, menos de 10% dos trabalhadores digam que produzem seu máximo no trabalho.

5) Mude para tarefa única

Esqueça a multitarefa. Isso é o que causa os sentimentos de esgotamento e não é eficaz.

Descubra quais são seus horários de pico e proteja-os .

Concentre-se na coisa mais importante do dia. Sem interrupções, e-mails ou chamadas.

Terry Monaghan procurou me treinar para trabalhar em pulsos. A ideia era dividir meu tempo minimizando a constante multitarefa, “troca de papéis” e alternância entre o trabalho e a casa como uma pulga sem cérebro em um fogão quente. O objetivo era criar períodos ininterruptos de tempo para se concentrar no trabalho – o tipo de tempo que normalmente encontro no meio da noite – durante o dia.

6) Decida logo

Esse e-mail que você abriu sessenta vezes hoje, sem saber o que fazer com ele? Pare com isso.

Tome uma decisão. Responda, descarte ou defina um horário para lidar adequadamente com isso.

Revisitar coisas sem importância repetidas vezes é um grande ladrão de tempo e energia.

Decida logo. Quando se trata de um documento ou qualquer item concreto, tente o seu melhor para 1) responder imediatamente, 2) colocá-lo em um arquivo rotulado, não uma pilha, ou 3) jogá-lo fora. Na maioria dos casos, a escolha “3” é a melhor.

7) Ter metas de lazer

Irônico, certo? A maioria de nós pensa em “lazer” como não fazer nada. Mas essa é uma maneira perigosa de ver isso.

Pesquisas mostram que somos mais felizes quando realizamos coisas (jogar futebol com os amigos versus ficar zapiando a TV).

E, dados os nossos hábitos, estamos propensos a começar a verificar e-mails e a ativar as 17 coisas usuais que fazemos em multitarefa.

Então defina uma meta para o lazer. Quando você tem uma coisa divertida para realizar, você pode se concentrar unicamente nela e relaxar.

Roger Mannell, psicólogo da Universidade de Waterloo, em Ontário, dirigiu talvez os únicos estudos de laboratório sobre lazer. Sua pesquisa descobriu que  “Parte do problema com o lazer é que as pessoas não têm certeza do que realmente querem. Elas não sabem o que é tempo de lazer para elas ”, disse Mannell.” E eles nunca desaceleram o tempo suficiente para descobrir isso.”

Resumo

Só porque as outras pessoas no escritório estão sobrecarregadas e os outros pais estão fazendo 1000 coisas, não significa que você também precisa.

Todos nós temos apenas 1440 minutos por dia. Aceite que você não pode fazer tudo, concentre-se no que é importante e faça isso bem.

Todos temo inveja das pessoas que ficam calmas sob pressão. Seja essa pessoa.

Da próxima vez que alguém perguntar como você está, não fale sobre o quão ocupado você está. Não seja levado a pensar que ocupado significa importante.

Ocupado não faz você importante. Fazer as coisas importantes que você precisa fazer o torna importante.

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Este artigo foi publicado originalmente por Barking Uo The Wrog Tree e foi traduzido e adaptado pelo Parabellum  (www.SejaParabellum.com.br)

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